O valor cognitivo do cinema e das imagens segundo Walter Benjamin

Autors/ores

  • Renato Franco Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP

Paraules clau:

Filosofia e cinema, Walter Benjamin, cinema, imagens, Teoria crítica, educação, semiformação, não-idêntico, esperança

Resum

Este trabalho pretende expor criticamente a concepção de Walter Benjamin sobre o cinema e sobre a natureza das imagens. Para tanto, analisa a argumentação desenvolvida por Benjamin no ensaio A obra de arte na era de sua reprodução técnica, além de se referir a Pequena História da fotografia. A análise objetiva ainda refletir sobre alguns aspectos de sua concepção, inclusive procurando desenvolver os que não foram suficientemente esclarecidos pelo autor. O objetivo é o de verificar como ele constituiu uma teoria crítica das imagens na modernidade e verificar em que medida elas apresentam um caráter emancipatório.

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Publicades

2016-02-19

Com citar

Franco, R. (2016). O valor cognitivo do cinema e das imagens segundo Walter Benjamin. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, 6(6), 322–329. Retrieved from https://constelaciones-rtc.net/article/view/872