Sobre o conceito adorniano de 'Regressão da audição', nos manuscritos de 1938

Autors/ores

  • Iray Carone Universidade de São Paulo

Paraules clau:

Th. W. Adorno, teoria crítica, música no rádio, regressão da au dição, deterioração musical, The Princeton Radio Research Project

Resum

Este artigo é a leitura de um memorando de Th. W. Adorno, de 26 de Junho de 1938, sobre a música no rádio, escrito por ocasião de sua participação como diretor da seção musical do chamado Princeton Radio Research Project (1938-1941). Destacamos o conceito teórico de regressão da audição e as tentativas de Adorno em lhe dar uma expressão no plano empírico e de modo dialético, ao frisar a relação de mediação recíproca entre a regressão da audição e a deterioração musical agenciada pelo meio tecnológico do rádio. Sugerimos que o modelo de pesquisa com a teoria crítica de Adorno, aplicado ao estudo do médium do rádio, ainda possa servir de inspiração para o estudo de ramificações e tecnologias contemporâneas da indústria cultural.

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Publicades

2016-02-19

Com citar

Carone, I. (2016). Sobre o conceito adorniano de ’Regressão da audição’, nos manuscritos de 1938. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, 6(6), 259–288. Retrieved from https://constelaciones-rtc.net/article/view/869