Sobre o conceito adorniano de 'Regressão da audição', nos manuscritos de 1938

  • Iray Carone Universidade de São Paulo

Resumen

Este artigo é a leitura de um memorando de Th. W. Adorno, de 26 de Junho de 1938, sobre a música no rádio, escrito por ocasião de sua participação como diretor da seção musical do chamado Princeton Radio Research Project (1938-1941). Destacamos o conceito teórico de regressão da audição e as tentativas de Adorno em lhe dar uma expressão no plano empírico e de modo dialético, ao frisar a relação de mediação recíproca entre a regressão da audição e a deterioração musical agenciada pelo meio tecnológico do rádio. Sugerimos que o modelo de pesquisa com a teoria crítica de Adorno, aplicado ao estudo do médium do rádio, ainda possa servir de inspiração para o estudo de ramificações e tecnologias contemporâneas da indústria cultural.
Publicado
2016-02-19
Cómo citar
Carone, I. (2016). Sobre o conceito adorniano de ’Regressão da audição’, nos manuscritos de 1938. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, 6(6), 259-288. Recuperado a partir de http://constelaciones-rtc.net/article/view/869