A teoría crítica de Roberto Schwarz. Uma introduçao
Paraules clau:
Roberto Schwarz, Teoría crítica no Brasil, Pensamento dialético no Brasil, Forma estética e processo social, literatura e teoría críticaResum
O ensaio apresenta uma introdução, em que é situada a formação intelectual de Roberto Schwarz no início da década de 1960, sendo destacada a influência de Theodor Adorno, de Antonio Candido e do grupo de estudos sobre Marx (I); em seguida, são examinadas as principais ideias e aspectos metodológicos elaboradas no chamado Seminário de Marx e posteriormente assumidas por Schwarz, dentre as quais se destacam a)uma nova concepção dialética sobre o progresso; b) a análise dialética da relação entre o Brasil e o cenário internacional, em que os termos se esclarecem respectivamente; c) a formação do capitalismo no Brasil apresentaria uma singularidade, não repetindo a história dos países desenvolvidos, entre outras ideias (II). Do mesmo modo, é examinada a seguir a concepção de forma literária formulada por Antonio Candido, a qual seria rigorosamente assumida por Schwarz (III, IV). O próximo ítem (V) analisa parte da produção intelectual de Schwarz, destacando sua análise da obra de Machado de Assis, que é desenvolvida com o intuito de esclarecer a relação entre forma literária e processo social, ao mesmo tempo em que o processo literário brasileiro é entendido em relação ao presente do capitalismo globalmente considerado; nesse movimento, é também configurado criticamente o sentido do golpe civil-militar imposto ao país em 1964. Em seguida (item VI) são analisados vários ensaios de Schwarz a fim de destacar as implicações e alcance de sua concepção do processo literário; finalmente, são destacadas suas análises sobre o processo social e cultural do país, notadamente o período marcado pelo nacional-desenvolvimentismo, que teria sido interrompido bruscamente em 1964; na sequência (VII) é analisado o ensaio “Fim de século”, no qual Schwarz elabora uma interpretação sobre o período inaugurado com o fim do referido nacional-desenvolvimentismo, que seria marcado por uma lógica unificada do movimento do capital no plano global, mas que incidiria nos países de industrialização retardatária de modo a provocar o aparecimento de uma lógica de desagregação social. Por fim, são referidas algumas das obras literárias ou fílmicas que elaboraram criticamente semelhante situação.
Descàrregues
Referències
BOSI, Alfredo (1970): Ideologia e contra-ideologia. São Paulo, Companhia das Letras.
CANDIDO, Antonio (1970): “Dialética da malandragem”, Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros 8, São Paulo: 67-89.
CANDIDO, Antonio (1975): Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 5ª edição, Belo Horizonte: Ed Itatiaia, São Paulo, Ed Universidade de São Paulo.
CANDIDO, Antonio (2023): “De cortiço em cortiço”, O discurso e a cidade. São Paulo: Editora Todavia.
BUARQUE, Francisco (1990): Estorvo. São Paulo: Ed Companhia das Letras.
BIANCHI, Sérgio (2000): Cronicamente inviável. (filme).
FRANCO, Renato & CARVALHO, Debora C. (2021): “Teoria crítica e neoliberalismo no Brasil”, Constelaciones. Revista de Teoria Crítica, Vol. 13: 261-285.
SCHWARZ, Roberto (1977): Ao vencedor, as batatas. São Paulo, Ed Livraria Duas Cidades.
SCHWARZ, Roberto (1987a): “Complexo, moderno, nacional e negativo”, in Que horas são? São Paulo, Companhia das letras.
SCHWARZ, Roberto (1987b): “Duas notas sobre Machado de Assis”, in: Que horas são? São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1987c): “Pressupostos, salvo engano, da dialética da malandragem”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1990): Machado de Assis: um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo, Ed Livraria Duas Cidades.
SCHWARZ, Roberto (1999b): “Um seminário de Marx”, in: Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999d): “Conversa sobre duas meninas”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999e): “Um mestre na periferia do capitalismo”- Entrevista, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999f): “A nota específica”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999g): “Um romance de Chico Buarque”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999h): “Fim de século”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (1999i): “Nunca fomos tão engajados”, in Sequências brasileiras, São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (2012a): “Sobre Adorno” – Entrevista, in Martinha versus Lucrécia. São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (2012b): “A viravolta machadiana”, in Martinha versus Lucrécia. São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (2012c) “Na periferia do capitalismo”, in Martinha versus Lucrécia. São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (2012e): “Agregados antigos e modernos”, in Martinha versus Lucrécia. São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto (2012d): “Por que ideias fora do lugar?”, in Martinha versus Lucrécia. São Paulo, Companhia das Letras.
KURZ, Robert. O colapso da modernização. Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de janeiro, ed Paz e Terra, 1991.
Descàrregues
Publicades
Com citar
Número
Secció
Llicència
Drets d'autor (c) 2023 Renato Franco

Aquesta obra està sota una llicència internacional Creative Commons Reconeixement-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aquells autors que pugliquin en aquesta revista accepten els següents termes:
- Els autors conservaran els seus drets d'autor i garatiran a la revista el dret de primera publicació de la seva obra, la qual estarà simultàniament subjecte a la Llicència de reconeixement de Creative Commons que permet a tercers compartir l'obra sempre que s'indiqui la seva autoria i la seva primera publicació en aquesta revista.
- Els autors podran adoptar altres acords de llicància no exclussiva de distribució de la versió de l'obra publicada (p. ex.; depoditar-la en un arxiu telemàtic institucional o publicar-la en un volum monogràfic) sempre que s'indiqui la publicació inicial en aquesta revista.
- Es permet i es recomena als autors difondre la seva obra a través de Internet (p. ex.: en arxius telemàtics institucionals o en la seva pàgina web) abans i durant el procés de tramesa, la qual cosa pot produir intercanvis interessants i augmentar les cites de l'obra publicada.
Confidencialitat de les dades:
- Constelaciones. Revista de Teoría Crítica garanteix que les dades que ens trameti sols s'utilitzaràn per atendre les seves demandes manidestades en aquest missatge.
- Les seves dades no seran cedides a altra part.
- Quan ho desitgi pot solicitar que les seves dades siguin eliminades dels nostres registres.Teoría Crítica