Roberto Schwarz: Sobre cinema e sociedade

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Palabras clave:

cinema brasileiro, crítica dialética, Roberto Schwarz, Teoria Crítica

Resumen

O texto se dedica à crítica cinematográfica de Roberto Schwarz, especial­men­te àquela que se refere a filmes brasileiros. Considera ainda a presença do ci­nema como recurso analítico em sua obra. Os fuzis, de Ruy Guerra, e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, são as duas peças principais ana­lisadas por Schwarz, coincidindo com o início e o fim da ditadura civil-militar brasileira. A interpretação de Schwarz observa a dialética interna de cada obra e sua força expressiva da forma social. Além disso, é considerada a presença do Cinema Novo em seus comentários e análises. As conclusões apontam para a força do cinema como corolário da técnica que supõe, então, cons­truções estéticas e afetos políticos à sua altura. Apontam também para os pro­blemas que isso carrega.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Fernandez Vaz, A. (2023). Roberto Schwarz: Sobre cinema e sociedade. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, (15), 136–157. Recuperado a partir de https://constelaciones-rtc.net/article/view/5189