A dimensão material e a dimensão estética: a relação entre forma e conteúdo na apropriação de Karl Marx pela Escola de Frankfurt

Autores/as

  • Ive Braga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Brasil

Palabras clave:

capitalismo, forma e conteúdo, estética, teoria crítica.

Resumen

A proposta deste artigo é fornecer subsídios que favoreçam a análise da relação entre forma e conteúdo no processo de produção material e reverberações que dele decorrem. A tríade conceitual Hegel – Marx ­– Escola de Frankfurt é, portanto, adotada como perspectiva teórica e crítica para reflexionar sobre o modo como a estrutura social se expressa nos objetos da cultura e orienta a concepção de indivíduo que se estabelece e decai como categoria moderna. De modo a compor a argumentação de forma organizada, o desenvolvimento desta análise é apresentado em quatro tópicos relacionados entre si: 1) A recepção de Karl Marx pela Escola de Frankfurt, 2) A dimensão material e a dimensão estética, 3) A crise da cultura e o declínio do indivíduo, 4) A gênese do indivíduo disforme. Os temas desenvolvidos nesta reflexão têm como objetivo cotejar os autores citados focalizando o movimento de forças sociais antagônicas que, se por um lado justificam o interesse especial dos autores da primeira geração da Escola de Frankfurt nas infindáveis reverberações do conteúdo social objetivado nas obras de arte com vistas à emancipação, por outro, denunciam os prismas ideológicos da dominação próprias ao capitalismo que se cristalizam na cultura. Dado a abrangência do tema em questão, o presente artigo não se limita a fornecer conclusões pontuais, mas sim suscitar reflexões acerca do duelo de forças que caracterizam a manifestação da ideologia na objetividade no processo de transformação da cultura em mercadoria em contraste com alternativas possíveis de realização da expressão autônoma mesmo diante de condições objetivas que a dificultam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ive Braga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Brasil

Aluna doutoranda do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: história, política, sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Brasil - Agência de financiamento: Conselho Nacinal de Desenvolvimento Científico e Técnologico (CNPq).

Citas

ADORNO, Theodor W. 1970. Teoria Estética. Tradução: Artur Morão. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.

ADORNO, Theodor W. 1986. Teses sobre a sociologia da arte. In: COHN, Gabriel (Org). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, p.108-114.

ADORNO, Theodor W.1995. Sobre sujeito e objeto. In: Palavras e sinais – modelos críticos 2. Tradução: Maria Helena Ruschel. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 181-201.

________. 1996. O fetichismo na música e a regressão da audição. Textos escolhidos / Theodor W. Adorno (1903-1969). Consultoria: Paulo Eduardo Arantes, Tradução: Zeljko Loparic. São Paulo: Nova Cultural.

CROCHÍK, José Leon. 2011. A forma sem conteúdo e o sujeito sem subjetividade. Teoria crítica da sociedade e psicologia: alguns ensaios. Araraquara, São Paulo: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CNPq. (p. 11 – 34).

FREUD, Sigmund. 1996. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago. (Vol. XXI).

HEGEL, G. W. F. 1992. Fenomenologia do espírito: Parte I. Tradução: Paulo Menezes. Petrópolis: Vozes. 2ª Edição.

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor, W. 1985. Dialética do esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.

________. 2011. A Indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. Indústria cultural e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 7-74.

MARCUSE, Herbert. 1977. A dimensão estética. Tradução: Maria Elisabete Costa. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.

MARX, Karl. 2013. O capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo.

SASS, Odair. 2007. Projeto CNPQ: Psicologia e estrutura do ensino secundário brasileiro: São Paulo. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/ehps/1/links. Acesso em: 12/set/2014.

Publicado

2017-12-12

Cómo citar

Braga, I. (2017). A dimensão material e a dimensão estética: a relação entre forma e conteúdo na apropriação de Karl Marx pela Escola de Frankfurt. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, 8(8-9), 312–332. Recuperado a partir de https://constelaciones-rtc.net/article/view/1086