O valor cognitivo do cinema e das imagens segundo Walter Benjamin

Autores/as

  • Renato Franco Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP

Palabras clave:

Filosofia e cinema, Walter Benjamin, cinema, imagens, Teoria crítica, educação, semiformação, não-idêntico, esperança

Resumen

Este trabalho pretende expor criticamente a concepção de Walter Benjamin sobre o cinema e sobre a natureza das imagens. Para tanto, analisa a argumentação desenvolvida por Benjamin no ensaio A obra de arte na era de sua reprodução técnica, além de se referir a Pequena História da fotografia. A análise objetiva ainda refletir sobre alguns aspectos de sua concepção, inclusive procurando desenvolver os que não foram suficientemente esclarecidos pelo autor. O objetivo é o de verificar como ele constituiu uma teoria crítica das imagens na modernidade e verificar em que medida elas apresentam um caráter emancipatório.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-02-19

Cómo citar

Franco, R. (2016). O valor cognitivo do cinema e das imagens segundo Walter Benjamin. Constelaciones. Revista De Teoría Crítica, 6(6), 322–329. Recuperado a partir de https://constelaciones-rtc.net/article/view/872